Sobre o Programa

O Programa Bandas de Minas tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira: as bandas civis de música.

Com recursos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), o programa se encaixa perfeitamente nas diretrizes do Governo Fernando Pimentel de expandir as políticas públicas de cultura para todos os 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais, pois contempla corporações musicais de todos os cantos do estado. 

Este ano, além da doação de instrumentos, o Bandas de Minas também vai promover um Encontro de Bandas, integrando a programação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, além da oferta de oficinas e atendimento qualificado às bandas de música que queiram aprimorar seu repertório e promover os seus próprios encontros regionais. 

Você sabia? 

Minas Gerais possui 681 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, distribuídas por mais de 500 municípios, sendo o estado brasileiro que abriga o maior número dessas corporações.  As bandas se tornaram mais populares quando a Corte Real Portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, e trouxe uma banda que passou a tocar nas cerimônias oficiais.