Engenheiro Caldas promove V Encontro de Bandas

01/07/2016

Evento reúne grupos de diversas regiões para valorizar a cultura de bandas; ação do IEPHA foi fundamental para ressurgimento do conjunto musical

No próximo domingo (3), a comunidade de Engenheiro Caldas, no território Vale do Rio Doce, recebe o quinto Encontro de Bandas da cidade. O evento, que busca valorizar e resgatar a música regional, acontece na Praça Tiradentes, a partir das 13 horas, reunindo corporações de diversas regiões.

O surgimento do encontro ocorreu quando a Banda Municipal Lira Caldense foi registrada pelo IEPHA, em 2012. “A banda da cidade é muito recente, então, através do registro do IEPHA, buscamos diversas ações para interligar a comunidade aos músicos. O Encontro de Bandas vem para proporcionar uma troca de conhecimentos musicais e manifestações culturais entre as associações”, explica a responsável pelo departamento de patrimônio da cidade, Luziane Paulinas de Oliveira.

Regida atualmente por Paulo André Almeida, a banda, com integrantes entre 15 e 19 anos, foi criada em 2004. Após algumas paralisações, o Departamento de Patrimônio da cidade busca resgatar este precioso bem através de inventários, programações culturais, registros audiovisuais e lei de proteção.

“Em Engenheiro Caldas, a tradição de bandas não é tão forte como em outras regiões do estado. Por isso, todos os eventos e divulgações que estamos fazendo vieram para incentivar essa cultura e trazer um conhecimento maior para a nossa população. Depois que ocorreram esses encontros, houve uma integração maior de pessoas em busca de aprender a tocar instrumentos musicais”, explica o maestro.

Conheça a programação do Encontro:

·        Manhã – Recepção das bandas e café da manhã. Escola Municipal Maria da Conceição Ferreira;

·        10:00 – Reunião dos maestros;

·        11:00 - Almoço para os participantes;

·        13:00 – Desfile das Bandas;

·        13:30 – Encontro das bandas na Praça Tiradentes;

·        14:30 –Abertura Oficial do evento;

·        15:00 – Apresentação Individual das Bandas participantes, sendo num total de 03 músicas para cada corporação;

·        18:00 - Encerramento do evento;

·        18:30 – Lanche para os músicos;

·        19:00 – Retorno das Bandas às cidades de origem.