Corporação musical de Mutum promove série de concertos


24/06/2016

A cidade de Mutum, situada no Território de Caparaó, recebe o 1º Concerto de Inverno da Banda Musical Mutuense, promovido pela prefeitura da cidade. Com repertório que transita do clássico ao popular, a maratona de apresentações gratuitas, sempre às 20h, passa pelos distritos Ocidente (25/06), Imbiruçu (02/07), Humaitá (09/07), Sede (16/07), Roseiral (30/07) e em Centenário (06/08). A regência fica a cargo do maestro Leonardo Oliveira e a iniciativa tem apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.


BANDA MUSICAL MUTUENSE


Imagens datadas de 1923 mostram a presença de uma banda de música em Mutum, quando o então prefeito Coronel Osório Ribeiro de Oliveira realizou um encontro musical no Distrito de Centenário. Em 1930, por intermédio do Dr. Humberto Soares, o prefeito toma conhecimento do músico e regente José Heracto Barbosa, na época morador do interior do estado do Espírito Santo. O Coronel então lhe envia, por meio de comitiva, um convite para vir morar na cidade e reger a banda. Logo ele aceita o convite, muda com sua esposa e filhos e mais adiante traz também para o município sua mãe e seus irmãos, que passam a fazer parte da banda.


O regente viveu em Mutum até 1951. Por ser fiscal do Estado de Minas Gerais, foi transferido para Governador Valadares. Após a sua saída, houve um adormecer da banda, porém, através da participação do poder público municipal, o Músico Dálton Rodrigues (O Mestre) assume a regência. Ainda na década de 80, inicia-se mais um período de adormecimento deste importante Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais. Entre 2005 e 2008, em mais uma tentativa de resgate, definiu-se o nome Banda Musical Mutuense e o município recebe instrumentos doados pelo Programa Banda de Minas, que atualmente conta com 35 músicos.



O RESGATE ATRAVÉS DO PROGRAMA BANDAS DE MINAS


Em 2012, o músico e regente Leonardo Januário de Oliveira, por meio do cadastro do Programa Banda de Minas, tomou conhecimento da existência da banda em Mutum. Ele fez contato com a responsável pelo Setor de Eventos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, iniciando assim mais uma tentativa de resgate.


Desde então, o trabalho vem se aprimorando, com inclusão no organograma da Secretaria de Cultura, abertura de matriculas para admissão de novos alunos duas vezes por ano, aquisição de 30 novos instrumentos e acessórios, definição de eventos específicos para a banda como: Conserto de Canções Natalinas, ocorrido em 2013 e 2014, Especial de Canções do Rei Roberto Carlos, ocorridos em 2014 e 2015, tendo como objetivo consolidar o resgate da Banda.